O lugar dos livros impossíveis!

Esta semana, juntamos ao nosso acervo alguns livros da chamada Coleção Educativa.
Em formato de livro de bolso e com uma apresentação gráfica cuidada, esta colecção surgiu na década de 50, em pleno 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼 𝗡𝗼𝘃𝗼, integrada no Plano de Educação Popular, seguindo um fio condutor com o objectivo de acordo com o pensamento programático de então.
Foram 𝗽𝘂𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝘂𝗺𝗮 𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗼𝘀, organizados em cerca de duas dezenas de séries temáticas, com a particularidade de muitos deles ostentarem uma citação de Salazar.
Se para uns, se tratou apenas de mais uma encenação artística do processo de consolidação do regime, para outros retratou a organização modelar de um Estado-Nação.
Nela participaram nomes de uma densidade cultural inquestionável, tanto nos textos como nas ilustrações, como José Régio, Almada Negreiros, Ester de Lemos, Sebastião Rodrigues, João Carlos, José Osório de Oliveira, Nuno de San-Payo e tantos outros.
Alguns dos temas são hoje 𝗶𝗻𝘃𝘂𝗹𝗴𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗰𝘂𝗿𝗮𝗱𝗼𝘀. A este tempo de distância, seja como for, continua a ser sem qualquer dúvida, uma colecção invulgar e interessante numa perspectiva de análise histórica e sociológica e difícil de reunir no seu conjunto.
Partilhe nas redes sociais
0

Carrinho