O lugar dos livros impossíveis!

Bem sei que este é um mês de férias e de reencontros para muitos e alguns de vós estarão a banhos ou noutras paragens.

Ainda assim por aqui continuo tentando puxar por meadas improváveis entre gente que (aparentemente) nada teriam em comum.

O que poderia unir Rosa Ramalho, Wenceslau Cifka ou Rafael Bordallo Pinheiro senão um pedaço de “barro”?

Wenceslau Cifka, p. ex., nasceu na Boémia em 1811 e terá vindo para Portugal em 1836 por altura do casamento de D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha com a Rainha Maria II.

Ceramista, fotógrafo, desenhador e litógrafo, apresentava-se como caçador e disso consta da sua carta de recomendação passada por um seu antigo empregador, de nome Schneller:

“… O portador da presente, Wensel Cyfka, natural de Tscheraditz, concelho de Rakonizer, da Boémia, 22 anos de idade, de religião católica, serviu-me durante dois anos e oito meses como caçador, portando-se durante esse tempo sempre com fidelidade e honestidade sem beber e de bons costumes. Pensando voltar à sua terra, despede-se por seu próprio desejo, passando-lhe este certificado para sua recomendação. Tenesvar, 14 de Agosto de 1833…“, João Pedro Monteiro em Cifka – Obra Cerâmica.

Estas e outras curiosidades poderão ser vistas nos livros que vos trago em Agosto.

Da Biblioteca de D. Manuel II ao belíssimo Retrato do Livro, de Le Porcellane de Vinovo (com dedicatória ao Rei Umberto II), das Faianças de Rafael Bordallo Pinheiro, à Cerâmica de Picasso, são muitos os livros de Faiança, Cerâmica ou de Arte, de Monografias ou Biografias, de Poesia ou temas vários, desde a última vez que vos escrevi. A próxima será em Setembro.

Boas férias e boas leituras!

“…Para exercer a profissão, o oleiro devia possuir a “carta de ofício”, adquirida depois de aprovação em exame, perante os juízes respectivos. Como a carta só era necessária para quem queria abrir “tenda” (oficina), o número de cartas era muito inferior ao número de oleiros…”, Cerâmica de Coimbra”, excerto do texto “Introdução, Século XVI”

LIVROS DE AGOSTO, AQUI: https://doutrotempo.com/livros-usados-livraria-alfarrabista/

Partilhe nas redes sociais
0

Carrinho