Entregas em 48h · Para Portugal

VENDIDO – História do Terremoto do 1º de Novembro de 1755

100,00 €

Esgotado

Partilhar

Descrição

  • O Terremoto Do 1º de Novembro de 1755 em Portugal e Um Estudo Demográfico
  • Por Francisco Luís Pereira de Sousa
  • Volume I – Distritos de Faro, Beja e Évora
  • Lisboa, Tipografia do Comercio, 1919
  • Exemplar com bela encadernação; 277 pag.

Obra de referência na bibliografia para o estudo desta temática. Na Introdução, uma abordagem a um conjunto de informações para o estudo do Megasismo de 1755.

Destacamos o Questionário enviado, por ordem do Marquez de Pombal, depois do terremoto de 1755, aos diferentes párocos do país. Sobre este questionario diz o seguinte F. de Montessus de Balore: “Este cuestionario presenta unm varácter verdadeiramente cintifivo, bastante estraño para la epoca. Ha sido reeditado por Pereira de Sousa. Las contestaciones quedaron ineditas y se encuentran en mayor parte en la Torre de Tombo en una preciosa coleccion “Collecçao Universal de todas as obras que saido ao publico sobre os effeitos que causou o terremoto nos reinos de Portugal e Castela, no primeiro de Novembro de 1755”.

Seguem-se, as Memórias Paroquiais da Torre do Tombo, a Determinação das Intensidades Sísmicas – Última escala Mercalii, 1909 e um Estudo Demográfico.

Após uma “Descrição geral do megasismo no Algarve segundo vários documentos e publicações”, aborda, de um forma pormenorizada, os seus efeitos em todos os Concelhos dos Distritos de Faro, Beja e Évora, do ponto de vista demográfico, geológico, geográfico e outros, conforme inúmeras fontes (Memórias Paroquiais, Cartas Geológias, Diccionário Geográfico, Corografia do Reyno do Algarve, Monografias, etc.), o Maremoto e os efeitos geológicos.

Por fim, estabelece uma análise comparativa da população em 1758 e 1911 nos distritos de Beja e Évora  e uma Relaçãoo entre a população e a Geologia.

Apresenta ainda várias estampas / gravuras desdobráveis.

Trata-se, sem dúvida, de uma obra de grande vulto e de referência, fundamental para o estudo desta temática tão na ordem do dia. Pena é que se trate apenas do primeiro de quatro volumes da Obra, quando completa. Ainda assim, muito invulgar.

 

 

Autor

Francisco Luís Pereira de Sousa

Entregas em 48h

Para Portugal

Unidades limitadas

Ou até esgotarem